Procura-se o Emprego Perfeito
por Marcia Almeida
Empresa de grande porte, salário acima da média de mercado, PLR, benefícios atrativos muito além do básico, plano de carreira, liderança motivadora, etc, etc e etc… A lista é extensa para o imaginário coletivo do “emprego perfeito”. Trabalhando há mais de dez anos com planejamento de carreira percebo este discurso recorrente em muitos profissionais que nos procuram para assessorá-los nesta busca.
Percebo também que este modelo de emprego supervalorizado e a “certeza” de que só será possível ser feliz e se realizar no “emprego perfeito” vem criando uma demanda de “infelizes” no trabalho. Sim, devemos sempre buscar o melhor para nossas vidas, mas a reflexão proposta aqui é o fato de não conseguir enxergar e aproveitar o hoje, aqui e agora do emprego atual ou do emprego possível. Do desenvolver hoje, aqui e agora com o que tenho em mãos, porque sim, meus amigos, em qualquer trabalho é possível absorver conhecimentos técnicos e desenvolver competências.
Esta busca incessante pelo excelente faz com que o ótimo ou o bom sejam desinteressantes e descartados ao menor sinal de inadequação. A tolerância à frustração está curta, a resiliência não sai da teoria para a prática, e assim vai-se perdendo a oportunidade de aproveitar a experiência do agora, pois o pensamento e a vontade estão sempre no futuro.
Então, fica aqui a minha proposta: Dê o seu melhor onde você estiver, aprenda e se desenvolva agora para estar pronto para reconhecer o Seu “Emprego Perfeito”.