A extinção dos anúncios de vagas de emprego
por João Xavier
Recrutadores e candidatos estão encontrando muita dificuldade para se encontrarem, pois já não podem mais contar com os anúncios de vagas.
Os recrutadores reclamam: “a qualidade e a quantidade dos currículos atraídos dificultam a triagem”.
Os candidatos reclamam: “a quantidade de anúncios duvidosos (aqueles que conduzem a sites onde há necessidade de se pagar pela candidatura ou aqueles altamente poluídos de tantos anúncios – mais do que na cara a finalidade pela qual foi criado) e a baixa qualidade das descrições das vagas dificultam a triagem”.
E foi nisso que se transformou a indústria dos sites de emprego no Brasil (exceção a alguns poucos sites sérios, realmente preocupados com a proposta de valor ofertada à seus clientes, sejam eles candidatos ou recrutadores).
Diante desse cenário, os recrutadores têm optado por realizar busca ativa em bancos de dados de sites de emprego ou em redes sociais – mais especificamente: LinkedIn. Já que o problema do excesso de candidaturas é inevitável, eles preferem aprimorar seus mecanismos de busca e partir ativamente para o hunting.
Para os candidatos, isso se traduz na necessidade de um bom currículo.
Um bom currículo é aquele que:
- Identifica logo de cara, na forma de objetivos, o(s) cargo(s) e a área de atuação do profissional;
- Contém as palavras-chaves mais importantes para o seu setor, sua área, seus resultados, suas atividades, tarefas e responsabilidades.
Saiba que as buscas se darão por algoritmos de computadores e coloque-se no lugar dos recrutadores: quais palavras eles procurariam? Quais atributos? Quais atividades ou responsabilidades?
Por fim, não esqueça de destacar seus resultados!
* Agende uma reunião e saiba como a Ricardo Xavier RH pode apoiá-lo em seu processo de transição profissional.