A Ditadura do Propósito
por Marcia Almeida
A palavra propósito virou moda. Por definição é Intenção (de fazer algo), projeto, desígnio. Mas, parece que virou algum tipo de super poder onde você só terá valor como ser humano se tiver encontrado o seu propósito, um propósito grandioso, tá? Não é qualquer propósito não. Assustador, não é?
Ainda não trabalha baseado no seu propósito? Tsc tsc tsc … Ainda não sabe o seu propósito? shame on you! Não sabe nem por onde começar esse negócio de ter um propósito? Shame on you again!
Ironias à parte, o que temos visto é um movimento muito forte de profissionais se desestruturando por causa dessa pressão do propósito, pois acreditam que o trabalho ou até mesmo a vida só terá valor atrelado a propósitos grandiosos. A palavra propósito de repente se tornou impositiva, pressionadora, assustadora. E se eu te convidar a refletir que propósito é tudo aquilo que te faz bem, te deixa feliz, te deixa com a sensação do dever cumprido, de que está fazendo o certo? Que seu propósito é a conexão com sua essência? Explicando melhor: Você abandonou a sua carreira para cuidar dos seus filhos pequenos? Pois olha aí o seu propósito bem na sua frente: criar seres humanos, cuidar da família. O que você quer é estar em um bom emprego e ter um bom salário? Este é o seu propósito! Ou o que você quer é ser um grande gestor e liderar uma equipe? este é o seu propósito!
Elizabeth Gilbert, autora do best seller Comer, Rezar e Amar, sugere que você siga a sua curiosidade. A curiosidade pode nos levar aos melhores lugares, novas experiências e novas pessoas. E esse caminho pode levar você a descobrir o seu propósito que pode ser uma aula de cerâmica, ou um projeto social, aprender a cozinhar, aprender a equilibrar sua vida pessoal com a profissional, etc…
Não seja a alegria de coaches mal-intencionados com fórmulas mágicas para te entregar um propósito. Confie em você, confie no processo (da vida)!
Já dizia Marcel Proust “o verdadeiro ato de descobrimento não consiste em sair em busca de novas terras, mas sim aprender a ver a terra velha com novos olhos”
Marcia Almeida é Secretária Executiva, Pós-graduada em Marketing, Comunicação e Negócios, Coach e Gerente Executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos