Carreira, é hora de mudar?
por Marcia Almeida
Você já deve ter lido ou ouvido por aí que a gestão da sua carreira é de sua responsabilidade. Ter clareza dos seus objetivos, saber exatamente onde está e onde deseja chegar para fazer os investimentos certos em cursos, workshops, formações, pós, MBA, etc… bem como trabalhar as suas competências comportamentais e adquirir as experiências profissionais adequadas para o cumprimento desses objetivos é primordial para evitar a perda de um recurso tão ou mais valioso do que o dinheiro: o tempo.
Porém, quando falamos em gestão de carreira e em definição de caminhos, muitos profissionais estão perdidos, até porque a máxima: trabalhe com o que você ama para não ter que trabalhar um único dia da sua vida, está mais para conto de fadas do que para a realidade. Muitas vezes vamos por linhas tortas mesmo até chegar no caminho certo. E o caminho certo é aquele que nos traz a sensação de dever cumprido, a certeza de que estamos evoluindo pessoalmente e profissionalmente e tem muito mais a ver com seu autoconhecimento para perceber que está no caminho certo do que sair comprando “verdades prontas” ou modelos de carreiras de sucesso dos outros.
Então, esteja atento aos sinais de que você está precisando repensar a sua carreira. Já que 2020 está chegando, faça aquela velha e boa retrospectiva , começando pela Síndrome do Domingo. O final do domingo te angustia ou te alegra? Mas existem outros sinais tão fortes como a síndrome do domingo para você se ligar: Sua motivação para desenvolver novos projetos no trabalho; seu nível de energia durante o expediente; seu nível de procrastinação com as atividades; sua conexão com a empresa/colegas; sua disponibilidade de tempo para o trabalho, etc…etc…etc… e etc…
Está esperando o quê para mudar?