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19/12/2007

O currículo ideal

Erika Migliano



O currículo de um profissional é uma importante ferramenta na busca de uma nova colocação no mercado de trabalho. Ele possui duas funções básicas: gerar entrevistas e servir de guia para entrevistadores, quando bem elaborado.

O currículo deve ser impresso na cor preta em folhas brancas e preferivelmente nas fontes Arial ou Times New Roman. Além de conter informações claras e objetivas, deve ter no máximo duas páginas, com dados realmente relevantes e relacionados à área de interesse. As frases devem ser curtas e proporcionar fácil leitura e comunicação.

É importante que o currículo contenha apenas informações positivas, e que os aspectos marcantes apareçam no início e os menos relevantes, no fim. Devem constar ainda as informações que mostrem por que o candidato merece o cargo pretendido, além de salientar a contribuição dele em todas as companhias em que atuou: experiências mais recentes e instituições mais conhecidas, focando sempre os resultados (números e percentuais).

O que deve ser evitado

Durante a elaboração de um currículo deve-se tomar cuidado especial para evitar erros de português. Uma revisão cuidadosa é necessária, pois desleixos com a gramática podem até mesmo eliminar um candidato de um processo de seleção.

Fotografias, números de documentos como RG e CPF, raça, religião, características pessoais, motivos de saída das empresas e referências não precisam constar do currículo.

Quanto à pretensão salarial, este é um dado que deve ser mencionado apenas quando solicitado, provavelmente num contato telefônico ou pessoal.

Dicas para a elaboração de um currículo objetivo

DADOS PESSOAIS

* A nomenclatura CURRICULUM VITAE não é mais utilizada.

* O currículo é iniciado com o nome do profissional centralizado, em negrito e com letras um pouco maiores do que as do corpo do texto.

* Logo abaixo do nome deve-se colocar o endereço, telefones de contato e informações pessoais, tais como, por exemplo: brasileiro, casado, 40 anos, 2 filhos. Se o profissional tiver mais de 45 anos de idade, esta informação deve passar para a segunda página, no final do currículo.

OBJETIVO / ÁREA DE ATUAÇÃO

* Objetivo é utilizado quando o cargo for especificado, como por exemplo: Gerente Financeiro. É mais recomendado usar "Área de Atuação: Financeira", assim seu objetivo ficará mais amplo com relação ao cargo.

* Caso o profissional tenha anos de experiência, pode-se fazer um RESUMO DE SUAS PRINCIPAIS QUALIFICAÇÕES. Neste item devem-se colocar as principais informações e de maior relevância de sua experiência profissional e que justifiquem sua pretensão ao cargo. Devem ser relacionados no máximo oito itens, com duas linhas cada.

* Alguns currículos não precisam da síntese das qualificações. Tratam-se de profissionais com pouco tempo de experiência, com um ou dois empregos anteriores. Tais profissionais devem elaborar o currículo com apenas uma página, para que a pessoa interessada na contratação possa ler a área pretendida e todas as experiências relevantes rapidamente.

* Para executivos jovens, o currículo deve ter uma página; para executivos mais maduros, com muitos anos de experiência, um currículo será curto demais de tiver apenas uma página.

* Caso o profissional tenha VIVÊNCIA INTERNACIONAL e IDIOMAS FLUENTES, estes itens também devem ser destacados no currículo.

* Fortes conhecimentos de INFORMÁTICA e importantes CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO também devem ser mencionados.

* Após as principais informações, no currículo de profissionais mais experientes deve constar o item EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL o qual serão relatadas as datas de entrada e saída das empresas em que atuou, em ordem decrescente (da mais recente para a menos recente). Devem-se colocar as datas do lado esquerdo da página e em seguida o nome da empresa, cargos e descrição das atividades. Não se deve separar os cargos com textos, pois perdem o impacto do número de promoções.

* As promoções conquistadas em cada empresa são as melhores referências, pois denotam que o autor do currículo foi um colaborador excelente; demonstram que seu superior o julga um bom profissional e que executou bem suas funções, por isso foi promovido.

* Empresas em que o profissional atuou por períodos curtos devem ser omitidas.

O currículo deve ser agradável aos olhos do leitor; faça seu currículo graficamente atraente. Lembre-se de que ele é a propaganda do produto mais importante, que é VOCÊ.

*Érika Migliano é Psicóloga e Especialista em Recursos Humanos.




   

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