Página principal / Dicas de RH

26/08/2008

Como contratar sem medo

Neli Barboza



Todo gestor, antes de contratar um profissional, deve saber exatamente o que busca. Um processo seletivo feito às pressas, sem planejamento, pode trazer conseqüências muito ruins para a empresa, além de envolver custo e tempo desnecessários.

Por isso, antes de contratar qualquer profissional, é preciso traçar um perfil. Com esse perfil pronto, fica mais fácil encontrar um candidato que se encaixe nele e, assim, satisfaça as necessidades da empresa. Trata-se de um procedimento rápido e muito eficaz. Vejamos outras etapas fundamentais para fazer uma boa contratação sem receio algum de cometer erros:

• Dedique um tempo para refletir sobre o perfil que busca.

• Avalie quais são os conhecimentos imprescindíveis para o desempenho da função e também quais os conhecimentos desejáveis pela empresa.

• Tome cuidado para não superdimensionar o cargo e, consequentemente, o salário, até porque é muito difícil motivar o “Super-Homem” por muito tempo.

• Elabore um questionário com perguntas importantes para checar a experiência anterior do profissional e que esteja de acordo com o perfil que você traçou. Não confie em sua memória. Um roteiro facilita muito a não esquecer de perguntas-chaves.

• Faça também um roteiro para questões comportamentais. Lembre-se de que o comportamento passado prediz o futuro; por isso, faça perguntas que levem o candidato a relatar situações vividas que estejam relacionadas à realidade que ele encontrará em sua empresa.

• Anote tudo o que for falado. Novamente, não confie na memória.

• Faça uma relação dos aspectos positivos e negativos de cada candidato.

• Compare-os com o perfil traçado.

• Peça que um par ou alguém de RH também participe do processo para troca de impressões. Se precisar, traga novamente o candidato para checar eventuais dúvidas.

• Na seleção, leve sempre em conta as características do perfil do cargo, mas também o perfil do superior imediato, característica da equipe e cultura da empresa. Compare também a perspectiva de carreira oferecida pela empresa com as expectativas dos candidatos.

* Neli Barboza, psicóloga, é Diretora de Consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos
E-mail: nelibarboza@ricardoxavier.com.br




   

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome destinatário:

E-mail destinatário:

Mensagem:




Todos os direitos reservados à Ricardo Xavier Recursos Humanos®
A reprodução, parcial ou total, do conteúdo deste site é permitida, bastando mencionar a fonte.