Página principal / Artigos

04/09/2015

Vagas Vs Currículos

Marcia Almeida



Porque a assertividade é tão difícil no encaminhamento de um currículo para uma vaga? Falando apenas de requisitos técnicos nesse momento, a primeira vista não deveria ser tão difícil assim, afinal de contas deve-se responder aos requisitos do perfil com as palavras sim ou não. Tem a formação exigida? Sim ou não ; tem o tempo de experiência solicitado? Sim ou não; Conhece o sistema X ? sim ou não; e assim devem ser as respostas a todos os demais requisitos. Respondeu SIM a todos? Preenche o perfil. Respondeu NÃO a algum dos requisitos? Não preenche completamente o perfil. Mas, então, deve-se ou não encaminhar o currículo quando não se preenche à totalidade do perfil? A depender da obrigatoriedade do requisito no perfil a resposta pode ser SIM ou NÃO.

Achou confuso? Pois é confuso mesmo. Alguns fatores devem ser levados em consideração: Requisito imprescindível é aquele que se você não tiver, nem adianta insistir. Requisito desejável é aquele que você pode não ter, mas fica em desvantagem perante a outro candidato que tenha. Não caia na tentação de enviar o currículo quando não atender ao requisito imprescindível. Não vai adiantar...e no final, você ainda vai ter a sensação de que seu currículo não é tão bom assim, já que fez um número expressivo de envios e não foi chamado para nenhuma entrevista.

Por outro lado, temos aquela outra situação quando todos os requisitos da vaga foram preenchidos, mas não houve contato para entrevista. Neste caso, são muitas as possibilidades, vamos tentar esclarecer as mais comuns:

1) Vaga antiga – Processo já fechado e você não viu a vaga a tempo. Mesmo que a data no site xyz esteja recente.

2) Perfil mudou – Muitas vezes o perfil de uma vaga começa com determinados requisitos e são reformulados no decorrer do processo. Seu currículo deixou de atender ao perfil.

3) Itens que não são explicitados no perfil mas que são usados como critério de eliminação - Você provavelmente não saberá o que te excluiu.

4) Seu currículo não foi visto – Pode ocorrer naqueles processos seletivos cujo número de currículos recebidos foi muito grande. Selecionadores não avaliam 200 currículos para uma vaga. A menos que não estejam encontrado o currículo ideal.

5) Processo encerrou antes de começar - Acontece quando a vaga é lançada e logo em seguida cancelada. Acontece mais do que deveria.

Quando estamos em momento de transição de carreira, a ansiedade é a nossa pior conselheira e caímos na tentação de achar que quantidade é qualidade. Ou você realmente acha que participar de seis (este é um número expressivo) entrevistas em um mês onde, trocando em miúdos, 05 não atendiam ao seu perfil, é assertividade? Com esta estratégia você só conseguirá uma sensação de fracasso ou um emprego que não te atende.

Por outro lado, quando encontramos o nosso perfil em uma vaga, tudo flui de uma forma tão fácil que chegamos a achar que não passou de uma grande sorte. Mas,alguém por aí já disse que sorte nada mais é do que trabalho + fé.

Marcia Almeida é Gerente Executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos


   

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome destinatário:

E-mail destinatário:

Mensagem:




Todos os direitos reservados à Ricardo Xavier Recursos Humanos®
A reprodução, parcial ou total, do conteúdo deste site é permitida, bastando mencionar a fonte.