Página principal / Artigos

30/03/2015

7 Livros essenciais sobre liderança.

João Xavier



Venho estudando o assunto liderança há um bom tempo. As empresas andam preocupadas com a formação de líderes e os profissionais, atentos a essa demanda, têm procurado capacitação nesta área.
Dentre as conclusões, crenças e conceitos que formei a respeito, a que eu mais gosto é o de que liderança é uma arte e uma ciência. Esse conceito surge da discussão sobre como aprender a liderar – nasce em torno da pergunta se liderança é dom ou virtude -, de modo que, como arte, é um dom, logo, dificilmente ensinada, mas que pode (e deve) ser muito, mais muito praticada. E, como ciência, é uma virtude e pode ser estudada, aprendida, ensinada.
Muitas disciplinas, como a administração, psicologia, neurociência, sociologia, filosofia, vêm agregando conhecimento empírico e explícito a respeito do assunto.
Diante disso, resolvi compartilhar 7 obras que considero fundamentais para quem quer se desenvolver no assunto. Mas não se esqueçam de praticar a liderança, afinal ela também é uma arte!

Poder sem limites – Anthony Robbins

O livro aborta as técnicas da programação neurolinguística para superação pessoal, melhoria nos relacionamentos e alcance de metas. É uma excelente obra para quem quer aprender sobre programação neurolinguística, autoconhecimento e funcionamento do cérebro. Contém técnicas eficazes para o aperfeiçoamento do uso do cérebro.

Liderança total – Stewart D. Friedman

O livro está fundamentado no conceito de que para sermos bons líderes temos que integrar todas as áreas da nossa vida: trabalho, comunidade, família e o eu (mente, corpo, espírito). O livro é na verdade um treinamento ou um programa para autodesenvolvimento, pois é composto de muitos exercícios, casos reais e conceitos teóricos.

O despertar do herói interior – Carol S. Pearson

É uma aplicação prática da Jornada do Herói, obra do mitólogo Joseph Campebell, que melhor traduziu o que há na essência dos mitos.

Através dos arquétipos (o inocente, o órfão, o mártir, o nômade, o guerreiro e o mago) a autora mostra a importância das nossas concepções sobre a vida, das histórias que criamos sobre o mundo, dos significados que damos a vida e dos scripts que adotamos (consciente e inconscientemente).É um livro muito inspirador.

O cérebro e a Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Goleman, criador do conceito “Inteligência Emocional”, apresenta e discorre sobre seu modelo de estrutura da Inteligência Emocional, que consiste em: autoconsciência, autogestão, consciência social e gerenciamento de relacionamentos. Leitura fundamental para quem quer gerenciar seus relacionamentos, causando impacto positivo nas pessoas, e melhorar sua qualidade de vida.

Foco – Daniel Goleman

Já no Foco, Goleman apresenta as novas descobertas da neurociência, que têm confirmado seus conceitos anteriores, e norteado novas descobertas a respeito do uso do cérebro. O livro aborda muito a importância da atenção, do pensamento sistêmico e de manter a mente focada em si, nas pessoas e no mundo exterior.

Liderança em foco – Mario Sergio Cortella e Eugenio Musak

Uma leitura muito agradável, simples e precisa. Na forma de diálogo, os autores fornecem conceitos, descrevem características de bons líderes e, principalmente, provocam uma excelente reflexão sobre o tema.

Coaching – Manfred F.R. Kets de Vries, Konstantin Korotov e Elizabeth Florent-Treacy

O interessante desse livro é o misto entre teoria e prática. Possui um ótimo aprofundamento teórico a respeito do comportamento humano e organizacional e ao mesmo tempo compartilha ricas experiências vividas pelos autores.

Artigo publicado no Olhar Digital em 19 de janeiro de 2015.


   

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome destinatário:

E-mail destinatário:

Mensagem:




Todos os direitos reservados à Ricardo Xavier Recursos Humanos®
A reprodução, parcial ou total, do conteúdo deste site é permitida, bastando mencionar a fonte.