Página principal / Artigos

03/04/2012

Coaching Executivo: estratégia para atingir a excelência profissional

Pérola Lucente



O Coaching Executivo é um instrumento que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo atual. Isso porque empresas e profissionais já perceberam que o autoconhecimento e a busca pelo aperfeiçoamento são fatores fundamentais para que os líderes atuem de forma eficaz nas organizações. Nesse sentido, o Coaching funciona como um processo de crescimento que expande a consciência do profissional, trazendo à tona os aspectos importantes ao seu desenvolvimento – sejam estes relacionados à carreira ou a outras áreas da vida. 

As técnicas e ferramentas utilizadas pelo Coach permitem que o indivíduo trabalhe as lacunas que retardam seu crescimento e que interferem nos relacionamentos interpessoais. São elementos que estão latentes nos profissionais e que intervêm na sua evolução, mas que dificilmente são observados; tampouco efetivamente trabalhados. E devido à importância que a liderança representa para o desenvolvimento das organizações, não é difícil entender por que o Coaching tem se consolidado como uma ferramenta de suporte ao desenvolvimento pessoal e profissional dos elementos-chave das instituições. 

Dois fatores são determinantes para o sucesso do processo de Coaching. Primeiro é a experiência do Coach, afinal só com muito conhecimento e muita prática é que o Coach consegue aflorar o melhor em seu Coachee. O segundo fator é em relação ao comprometimento dos envolvidos, principalmente do executivo quanto à reflexão de seus papéis, aceitando também as possibilidades de mudança. No processo de Coaching, a realização das tarefas é essencial para o êxito do trabalho. E é com base nelas que o indivíduo transpõe o momento de reflexão e parte para a ação que lhe trará os resultados específicos. 

Pode-se dizer que o Coaching Executivo apresenta três níveis de aprendizagem, sendo eles: a identificação e resolução de problemas; o desenvolvimento de capacidades e novas maneiras de pensar; e a prática de autorreflexão que assegura a aprendizagem. 

E aí, preparado para encarar o desafio e ser o melhor ser humano que poderia ser? 

* Pérola Lucente é Gerente Técnica da Ricardo Xavier Recursos Humanos




   

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome destinatário:

E-mail destinatário:

Mensagem:




Todos os direitos reservados à Ricardo Xavier Recursos Humanos®
A reprodução, parcial ou total, do conteúdo deste site é permitida, bastando mencionar a fonte.