Página principal / Dicas de RH

19/12/2007

O profissional de valor

Neli Barboza



Atitudes que fazem o profissional se destacar na empresa

O mundo corporativo está cada vez mais competitivo, e para se manter no ritmo dele é preciso diferenciar-se. As empresas atuais não querem apenas profissionais que façam o "arroz-com-feijão", mas sim colaboradores que empreendam, inovem e "vistam a camisa" da empresa.

O profissional que percebe essa necessidade e procura sempre dar o melhor de si e mais do que lhe pedem, sai na frente na conquista de espaço na empresa, e com certeza será lembrado em oportunidades de promoção. Já o que não percebe e só faz o "trivial", fica estagnado na carreira, deixando de ser competitivo.

No cenário globalizado das empresas de hoje, ganha espaço quem tem liderança, sabe trabalhar em equipe, motivar, enfrentar desafios e adaptar-se às mudanças. Não adianta o profissional ter várias habilidades técnicas, fluência em vários idiomas e não saber trabalhar em equipe, não ter um bom relacionamento interpessoal, por exemplo. É claro que as habilidades técnicas são importantes, mas elas devem caminhar junto com as habilidades comportamentais.

Profissionais flexíveis, responsáveis e que cooperam com os colegas são bem-vistos não apenas pela direção da empresa, mas por todos. E para ter sucesso na empresa, nada melhor do que buscar a harmonia no ambiente de trabalho, tratando todos com respeito, educação e cooperação.

Reclamar de mais e à toa também é um fator negativo que pode prejudicar muito o profissional. Tem gente que se acostuma a reclamar de tudo e de todos e não percebe que o problema pode estar nela mesma. Profissionais "reclamões" são malvistos por todos e prejudicam também o desempenho dos colegas.

Vale a pena, portanto, investir na automotivação, no empreendedorismo e na cooperação. Essa é a chave do sucesso na empresa.

* Neli Barboza, psicóloga, é Diretora de Consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos
E-mail: nelibarboza@ricardoxavier.com.br

 

 




   

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome destinatário:

E-mail destinatário:

Mensagem:




Todos os direitos reservados à Ricardo Xavier Recursos Humanos®
A reprodução, parcial ou total, do conteúdo deste site é permitida, bastando mencionar a fonte.