Página principal / entrevistas


14/12/2007
Ozires Silva criou a Embraer e hoje é Reitor da Universidade de Santo Amaro. Ele fala do livro que está finalizando sobre o sucesso da empresa que fabrica aviões e diz que a educação sempre foi "a base de tudo".



14/12/2007
Chan Wook Min é presidente da Popai - Global Organization of Marketing at Retail Ele fala sobre as novas tecnologias usadas no marketing e o investimento em PDV, ações que buscam responder com agilidade aos novos cenários mercadológicos, em mudança frenética.



14/12/2007
Sérgio Herz é Diretor da Livraria Cultura. Ele relata que a maior dificuldade da empresa é encontrar mão-de-obra qualificada para preencher suas vagas e que o problema poderia ser minimizado ou sanado com uma melhor política pública de educação.



14/12/2007
Carlos Alberto Zaffani é consultor organizacional e especialista em gestão. O consultor afirma que os “profissionais de RH precisam conhecer mais os negócios da empresa... Daí, sim, passarão a ter capacidade de conciliar os interesses do investidor aos dos funcionários e clientes”.



14/12/2007
Abdala Jamil Abdala é presidente da Francal e diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados. Ele fala sobre as dificuldades do setor calçadista e sobre os novos investimentos concentrados em pesquisa e inovação.



14/12/2007
Tharcísio Santos é professor e doutor em Economia. O professor titular da FAAP afirma que se o Brasil não fizer a lição de casa e investir em infra-estrutura e em qualidade da educação, o crescimento econômico será ainda menor.



14/12/2007
Newton de Mello é ex-Presidente da Abimaq. Ele defende o aumento da alíquota do Imposto de Importação como a solução para a reestruturação do setor. No ano passado, o executivo recebeu o Prêmio ABDI de política industrial na categoria líder empresarial.



14/12/2007
Jackson Schneider é presidente da Anfavea Ele fala sobre o crescimento do setor automotivo e as expectativas para 2007. Mantida a toada, 2007 será o melhor ano da história da indústria automobilística no País. O mês de maio foi o que teve o resultado mais expressivo dos últimos 50 anos. Como se não bastasse, o emprego no setor também sinaliza novos tempos. Em três anos e meio (desde dezembro de 2003), 20 mil postos foram gerados. Na prática, os 90,7 mil empregados daquela época são hoje 110,7 mil.



14/12/2007
Rodrigo Lacerda, diretor de marketing corporativo do Carrefour Investir em novos serviços para agregar valor à operação, melhorar a logística, o atendimento ao cliente e fugir da guerra predatória de preços são as saídas encontradas pela operação brasileira do Carrefour para reverter as perdas recentes.



14/12/2007
Celso Furtado, gerente de marketing da Coop – Cooperativa de Consumo. Em muitos lugares do Brasil, fazer compras em uma cooperativa é relembrar os velhos tempos do varejo, quando o consumidor encostava num balcão e pedia ao atendente que pesasse produtos da cesta básica e ao proprietário para anotar a despesa na “caderneta”. A Coop – Cooperativa de Consumo segue na contramão das cooperativas brasileiras e pauta os seus negócios com ousadia constante.



14/12/2007
Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luíza  A estratégia “multicanal” transformou-se em parte fundamental do modelo de negócios para acentuar o crescimento do varejo. Ao completar 50 anos, com 10 mil funcionários e 352 lojas em 267 cidades, o Magazine Luíza não foge à regra e pretende crescer mais 31% até o fim de 2007, quando espera ter atingido um faturamento de R$ 2,8 bilhões. A companhia soube diversificar os negócios, foi a primeira a apostar no varejo virtual e hoje é vice-líder nacional no segmento com um volume neste nicho de atividade que soma R$ 350 milhões/ano.



14/12/2007
Alexandre Varanda Rocha, professor da área de cursos corporativos da FGV Ele fala sobre as dificuldades das empresas em realizarem treinamentos capazes de desenvolver pessoas, em vez de apenas treiná-las. O especialista também destaca a necessidade de desenvolver métodos para aferir os resultados práticos, que mensurem o que elas obtiveram com os treinamentos que promoveram.



14/12/2007
Simone Galante, diretora da Divisão de Varejo e Educação da GRSA Como superar o desafio constante de ser líder de mercado em alimentação, com 22 mil funcionários que servem mais de 850 mil refeições por dia em 1,5 mil unidades? A solução encontrada pela GRSA foi intensificar o treinamento, transformando-o num alicerce de gestão. Na avaliação da empresa, o sucesso está diretamente relacionado à maneira como os funcionários são treinados.



14/12/2007
Fernando Bautista, presidente da Kodak no Brasil Prestes a concluir a sua reestruturação, com o objetivo de transformar-se em empresa digital, a Kodak está otimista. O segmento digital da companhia já excedeu os ganhos tradicionais apurados no quarto trimestre do ano e as filiais em todo o mundo estão alinhadas à meta de receita sustentável, ao aumento do lucro e têm foco voltado para a disputa da liderança no segmento digital, posição, segundo a própria Kodak, alçada em 2006.



14/12/2007
Márcio Utsch, Presidente da Alpargatas. Ele fala sobre os planos da empresa, líder no segmento de sandálias de borracha, que acaba de completar 100 anos. Apoiar-se na inovação para sustentar marcas e reverter o quadro de ostracismo em que o seu principal produto mergulhou há alguns anos foi a saída encontrada pela Alpargatas para chegar aos 100 anos com destacado vigor físico e financeiro.






Todos os direitos reservados à Ricardo Xavier Recursos Humanos®
A reprodução, parcial ou total, do conteúdo deste site é permitida, bastando mencionar a fonte.