Página principal / entrevistas


21/05/2008
Investment grade ampliará número de empregos formais - Para o professor e doutor em economia, Tharcísio Santos, da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), infra-estrutura e educação são os pontos nevrálgicos que devem ser priorizados.



13/05/2008
Carro chinês nas ruas brasileiras Criada no Uruguai, a Effa Motors já enfrenta o primeiro desafio: o preconceito da suposta má qualidade de produtos egressos da China. Para isso, garantia e preços competitivos são as apostas da empresa. José Geraldo Sampaio Moura, que já passou pela Volks e Shell, conduz  a companhia nessa empreitada.



28/04/2008
Abeiva vai pleitear redução na alíquota do Imposto de Importação Jörg Henning Dornbusch, Presidente da BMW, acaba de assumir a presidência entidade. Ele fala sobre o crescimento das vendas no primeiro trimestre e sobre o que ainda emperra o mercado de importados: a alíquota do Imposto de Importação, atualmente em 35%.



14/04/2008
Sidnei Basile é Diretor Secretário Editorial e de Relações Institucionais da Editora Abril. Ele analisa o curso de jornalismo - o mais disputado do último vestibular da Fuvest  - e explica que o mercado de trabalho exige profissionais versáteis para honrar os compromissos precípuos do ofício: o desenvolvimento da cidadania e o fortalecimento da democracia.



31/03/2008
Empresários e executivos podem aprender com estratégias militares O comandante Antônio Luiz da Costa Burgos é Coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da FAAP. Segundo ele, a concorrência às vezes é tão intensa que se assemelha à de uma guerra e os profissionais devem estar preparados para isso.



14/03/2008
João Crestana é presidente do Secovi, o maior sindicato de imóveis da América Latina. Ele afirma que a crise norte-americana pouco afetará o segmento no Brasil, porém alerta sobre a necessidade de construir moradias para o público de baixa renda.



03/03/2008
O futuro do planeta está nas mãos das empresas   A preocupação com o meio ambiente é exigência econômica - e social, e política, e cultural... - do novo cenário mundial. O lucro depende cada vez mais de uma estrutura que “jogue limpo” ao produzir. Para o especialista Marco Aurélio Morsch, as empresas brasileiras têm avançado muito na questão.



18/02/2008
Roberto Guimarães é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo ele, as empresas compromissadas com uma agenda ambiental são aquelas que produzem mais e têm mais mercado. E mais: o caos na infra-estrutura pode não ocorrer e a repotenciação das hidrelétricas é um alento para que se aumente a eficiência energética e se descarte o risco de um novo apagão.



01/02/2008
Michael Porter é uma unanimidade quando o assunto é estratégia. Segundo ele, o principal foco das organizações, atualmente, não deve ser o crescimento do faturamento – algo que muitas empresas insistem equivocadamente em priorizar-, mas a estratégia em si.



21/01/2008
De acordo com Stavros Xanthopoylos, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), as empresas devem enxergar a gestão do conhecimento como necessidade. Segundo ele, capacitar continuamente o funcionário influencia em 100% o resultado da organização.



28/12/2007
“Expectativas de exportação não são boas, apesar do crescimento acentuado do mercado interno” Paulo Takeuchi, presidente da Abraciclo, comenta os dados positivos na indústria de motocicletas em 2007, divulgados pela Associação. Segundo ele, as previsões para 2008 apontam um salto ainda maior na produção.



18/12/2007
O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, comenta o melhor ano da história da indústria automobilística no Brasil e comemora o fato de que a empresa superou 'não apenas os próprios números, não apenas recordes', mas também desafios ...



14/12/2007
Francisco Paletta é diretor e professor dos cursos de Engenharia, Computação e Informática da FAAP. Ele fala sobre o projeto pioneiro lançado pela instituição com o objetivo de “globalizar” o ensino de Engenharia, além de criar uma intersecção maior entre universidade e empresa.



14/12/2007
Saúde – Samaritano investe em novo prédio e no desenvolvimento da gestão Mozar de Leone Mauro, psicólogo e Superintendente de Recursos Humanos do Hospital Samaritano, fala sobre os projetos de expansão do hospital - que devem gerar 300 postos de trabalho até o início de 2009 - e sobre investimentos no aprimoramento da gestão.



14/12/2007
Tecnologia - Venko, o celular "globalizado" made in Brazil David Ostrowiak, Diretor Geral da Venko, fala dos novos investimentos da empresa em São Paulo e da expectativa de estar entre as três maiores do setor até o fim de 2008.






Todos os direitos reservados à Ricardo Xavier Recursos Humanos®
A reprodução, parcial ou total, do conteúdo deste site é permitida, bastando mencionar a fonte.